Implantação do eSocial: Como simplificar esse processo?

No momento você está vendo Implantação do eSocial: Como simplificar esse processo?

A implantação do eSocial tem acontecido desde o início de 2018 em etapas, com datas diferentes de acordo com o faturamento e natureza (Privada ou Pública) de cada empresa. O eSocial Doméstico, já está em vigor desde outubro de 2015.

Depois de estar totalmente em funcionamento, o novo sistema reunirá informações de mais de 44 milhões de trabalhadores. A nova dinâmica de envio de informações relativas aos colaboradores para o governo, tem o objetivo de desburocratizar e simplificar esse processo.

 

Simplificando o processo de implantação do eSocial

 

Com a implantação do eSocial, as informações deverão ser prestadas quase que em tempo real. As organizações devem ter cuidado sobretudo com os tipos de eventos trabalhistas e os prazos de envio à plataforma do governo.

Os dados relativos a admissões, faltas, afastamentos, atestados de saúde, aviso de férias, acidentes de trabalho, demissões e reintegrações precisam estar corretos e devem ser disponibilizados conforme o calendário previsto.

E apesar do endurecimento das regras, algumas atitudes podem simplificar essa adaptação. Para adequar as informações nos padrões e exigências do eSocial, as empresas terão que mudar a forma de envio das suas obrigações.

É importante ressaltar que as empresas devem começar a treinar e capacitar seus colaboradores para as mudanças impostas pelo eSocial. O domínio completo da plataforma irá garantir mais agilidade e assertividade em todos os processos da sua empresa.

Manter os processos internos bem estruturados e organizados torna a adaptação mais fácil. Uma das maiores dificuldades é obter as informações necessárias de forma rápida e segura para evitar multas ou outras penalidades. Sem a ajuda da tecnologia, essa tarefa se torna difícil e complexa.

Além dos softwares especializados no envio das obrigações fiscais e regulatórias, as soluções voltadas ao RH também contribuem para simplificar esse processo. Ter acesso fácil e confiável a informações relativas ao cadastro dos funcionários, admissões, afastamentos, desligamentos e gastos com a folha de pagamento é um ponto fundamental para garantir uma migração tranquila e segura.

Quanto mais cedo as empresas investirem em soluções tecnológicas e na automatização de processos internos, mais natural e fácil será essa mudança.

 

Estamos de olho no eSocial

 

A RHMaster Sistemas apoia seus clientes com relação às mudanças necessárias para as conformidades do eSocial, oferecendo consultoria e uma solução completa em NUVEM, 100% ONLINE.

 

Clique aqui e conheça o Sistema RHMaster PRIME

 

Fonte: Portal eSocial / Adaptado por: RHMaster Sistemas

Gostou desse artigo? Compartilhe na sua rede social favorita!