eSocial x SST = Meias Verdades…

No momento você está vendo eSocial x SST = Meias Verdades…

Em 18/03/2019 o governo publicou no site do ESOCIAL a informação que os eventos de SST foram colocados para testes em ambiente de PRODUÇÃO RESTRITA.

 

MEIA VERDADE

 

Se no site da Receita Federal não existia a opção de procuração para eventos SST no dia 18, como poderia ser verdade que o ambiente foi disponibilizado ?

Mesmo assim, neste mesmo dia, enviamos um evento de ASO e recebemos a resposta de que a comunicação com os sistemas da Receita Federal do Brasil não estava funcionando para efeito de validar a procuração eletrônica (ERRO 409).

Nossa equipe de desenvolvimento confirmou que isso realmente não estava funcionando.

Confirmamos nossa hipótese hoje, após receber informações que os sistemas da CAIXA (CEF) também estavam apresentando problemas com procurações eletrônicas…

Os eventos de SST somente estão funcionando se o CNPJ que está enviando for o mesmo CNPJ do declarante. Isso quer dizer que até o dia de hoje (12/04/2019), na prática, não foi possível enviar com sucesso eventos de SST de terceiros com base nas procurações.

Para a equipe que faz o gerenciamento o ESOCIAL isso parece não afetar o cronograma de implantação do SST, mesmo tendo publicado uma nota evolutiva indicando que em 25/04/2019 erros nos layouts dos eventos serão corrigidos e disponibilizados no ambiente de testes…

Parece que Receita Federal e ESOCIAL são entidades diferentes em mundos diferentes e não são co-responsáveis pelo sucesso do sistema. Se você ligar para o suporte do ESOCIAL a resposta que vai receber é que tudo está em ordem. Se ligar para o suporte da Receita Federal receberá a mesma resposta, mas se enviar o evento a resposta é ERRO 409 (Problema de comunicação do ESOCIAL com os SISTEMAS da Receita Federal)

A transparência na comunicação deveria ser um DEVER dos órgãos públicos, se o objetivo for orientar as empresas para se enquadrarem no ESOCIAL e não esconder os fatos.

 

Isso é uma vergonha, mas estamos de olho.

 

Escrito por: Fabio Costantino, responsável pela equipe de desenvolvimento do Sistema RHMaster PRIME

 

Fonte: RHMaster Sistemas

Gostou desse artigo? Compartilhe na sua rede social favorita!